segunda-feira, 25 de julho de 2011

a decisão / the decision

Então, depois de muita conversa, resolvemos que colocaríamos em ação um projeto bem conhecido dos holandeses e dos californianos: uma casa que utiliza containers marítimos como principal meio estrutural e de fechamento. Digo que é bem conhecido pelos holandeses e californianos porque durante nossa pesquisa para descobrir qual material seria usado no nosso projeto, descobrimos que a maioria das  construções do gênero foram erguidas nestas localidades.
Poderíamos ter escolhido inúmeros outros materiais, como pneus, garrafas, fardos de feno, terra compactada, bambu, eucalipto autoclavado, etc (acreditem, casas podem ser feitas com isso tudo!) mas preferimos adotar os containers pela aparente simplicidade na construção.
As pessoas costumam perguntar como é possível considerar sustentável uma casa que usa principalmente aço. Afinal, o aço demanda muita energia na sua fabricação e exigiria um uso mais "nobre". A questão é que containers tem um prazo definido por regulamentos rígidos para serem retirados de serviço no mar. E esse prazo é de dez anos. Findo o prazo as caixas são descartadas e acabam quase sempre em canteiros de obra servindo como depósito de material até perderem a batalha para a oxidação. Transformando-os em moradia conseguimos guardar toda a energia usada na sua fabricação e ainda poupamos a energia que seria usada na queima dos tijolos necessários para erguer o mesmo projeto no sistema de alvenaria convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para comentar.